No último dia 15 de setembro de 2016 a escola Gregório completou seu 25 ano de fundação uma data festiva comemorada por toda a comunidade gregoriana que possui uma história de crescimento e superação.
De 1990 a agosto de 1991, a escola Gregório funcionou funcionou como anexo da Escola Regina Coeli de Souza e Silva. no dia 15 de setembro de 1991, por decreto do governador Jader Barbalho passou a se chamar Pré-Primária Gregório de Almeida Brito.
História
Gregório de Almeida Brito, mais conhecido como Soldado Almeida, nasceu no Distrito do Mosqueiro, de família humilde, concluiu o ensino fundamental em Mosqueiro e o ensino médio em Belém. Em 1989, ingressou nas fileiras da Polícia Militar do Pará, sendo destaque no quartel do Batalhão da Polícia Militar de Marabá, onde é designado para compor uma patrulha que ia averiguar ações de posseiros no município de Xinguara, infelizmente a patrulha sofreu uma emboscada, vindo o soldado Almeida a falecer no dia 22 de maio de 1991.
Deixou pai, mãe, nove irmãos, esposa e três filhos. Seu nome foi dado a escola como homenagem a um militar de muito prestígio que estudou sempre em escolas públicas, uma pessoa honesta e com sonhos a realizar, cuja história de vida demonstrou muita dedicação e fé na sua profissão e vida.
Atualmente a escola é composta por 7 salas de aula, uma sala de AEE, 1 sala de Informática, diretoria, sala de professores, copa cozinha, quadra esportiva e secretaria.
A escola Gregório tem se destacado em todas as avaliações institucionais de desempenho oficiais, como SISPAE, ANA e IDEB.
No IDEB a escola não só está atingindo a meta estabelecida pelo INEP, como a está superando. Em 2007, ano em que começou o IDEB na escola, a nota alcançada foi 3.0 enquanto que a projetada foi 2.8. Manteve-se a mesma proporção nos anos seguintes em 2009, 2011 e 2013 acima da média projetada.
Em 2015, avaliação mais recente, a nota planejada foi de 4.1 sendo que a escola alcançou a nota 5.2 que está acima da previsão para 2021.




